segunda-feira, maio 28, 2007

Dia Europeu dos Vizinhos – A Festa dos Vizinhos

Óh vizinha, tem salsa?
Lembro-me dos meus tempos de criança quando a minha mãe me pedia que fosse pedir qualquer coisa aos vizinhos e eu, já hiper atrofiado de timidez, gelava!

Por ironia do destino, amanhã - para os mais distraídos, o dia do meu 30.º aniversário - comemora-se o “Dia Europeu dos Vizinhos – A Festa dos Vizinhos”.

É uma iniciativa engraçada que tem o seguinte objectivo:

"(...) é uma ocasião de reencontrar os seus vizinhos e desenvolver laços de amizade, rompendo o anonimato e o isolamento que vem a aumentar nas nossas cidades.
Juntar os seus vizinhos numa mesa, entre as 20h e a 22h, no dia 29 de Maio de 2006 e aproximarem-se (...)"


Amanhã, por essa hora, terei uma casa cheia, não de vizinhos mas de sobrinhos, manas, cunhados e a minha querida mãe.

Perdoem-me os organizadores do evento que, apesar de ser uma ideia com as melhores intenções, não contariam com a minha adesão... até porque os meus vizinhos não são grande coisa! Vão desde o casalinho-novo-do-lado que murmuram por obrigação uns "bons dias" quando passam ao meu lado na escada; aos brasileiros do andar de baixo que passam o fim-de-semana inteiro a fazer festas de feijoada acompanhadas de muita música forró e sertaneja... Podia ser pior, bem sei, podiam ser metaleiros ou gótico-depressivos, adoradores de satanás ou ainda velhinhas com a casa cheia de gatos!

Se não tiverem nada para fazer amanhã, se jantam sozinhos, adiram ao evento e convidem um vizinho para jantar (especialmente se for um vizinho jeitoso), ou para ajudar a fazê-lo ou ainda, e porque não, para ele próprio ser "o jantar".
Enfim, bom dia do vizinho para todos vocês!

5 comentários:

Pelikan disse...

29 de Maio - Dia Mundial da Saúde do Aparelho Digestivo.

Tb calha mm bem ;p

http://www.nghd.pt/destaques.php?id=11

Andreia disse...

Puxa, não tinha visto esse post [acho que fiquei entretida na foto do vizinho ideal e não li direito], mas lamento que você, vivendo em Portugal, tenha que passar por esse tormento de vizinhos que ouvem forró e sertanejo. Agradeça não serem pagodeiros. Infelizmente é o que a grande massa ouve aqui no Brasil, mas, acredite, aqui também há muitos incomodados :).

Graphic_Diary disse...

Oi Andreia!
Obrigado pela tua opinião e por teres percebido que as minhas razões não são xenófobas...
Eu adoro música brasileira, mas boa música:
Elis, Caetano, Gal, Cibelle, Bebel Gilberto, a minha diva Marisa Monte, Bethânia, Chico, Jobim, Ney, Ive Mendes, Calcanhoto, Vanessa da Mata, Rita Lee, Maria Rita, Vinicius, João e Astrud Gilberto, Zuco 103, Zélia Duncan, entre tantos e tantos outros que nos chegam aqui e que enchem as minhas prateleiras de cd's.

Graphic_Diary disse...

Já agora... como são os teus vizinhos?
Convidaste algum para servir o jantar ontem?
Eh eh eh :-)

Andreia disse...

Bom, vou me mudar no sábado, espero ter sorte. Os atuais são na maioria famílias, nunca fui incomodada por nenhum deles no edifício.
Aqui não temos esse Dia do Vizinho, mas é uma grande idéia :)
Abraços