sexta-feira, maio 11, 2007

Já só faltam 16 dias

E a meta dos 30 cada vez mais próxima!
30 anos faz-me lembrar um trabalho que fiz na antiga disciplina de Educação Visual (actual E.V.T.), no ano de 1987.

Estávamos a aprender a circunferência e como fazê-la com o compasso - essa ferramenta estranhíssima e com aspecto de objecto de tortura medieval.
A mando da professora, no final da aprendizagem, deveríamos desenhar uma composição tendo por base a circunferência.
A minha escolha caíu sobre a reprodução do logotipo comemorativo do 30.º aniversário da RTP que se celebrava na altura - este ano comemoram-se os 50 anos, já lá vão 20!!
Se bem me lembro (a memória começa a fraquejar), era qualquer coisa parecida com a imagem que acompanha este post.
Lembro-me que levei uma eternidade para fazer este logotipo, com o tal objecto de tortura medieval, hoje fi-lo em menos de 5 minutos no Freehand - se ao menos houvesse computadores nas escolas naquela altura, tudo teria sido bem mais fácil!
.................................................
Agora surgiu-me à cabeça esta estranha conclusão:
Se, aos 10 anos já andava no meio dos logotipos, isso faz com que esteja há, pelo menos, outros vinte no mundo do design gráfico.
Arghhhhhhh!!!

2 comentários:

Rainha do Nada disse...

Antes de terminar de ler o post, já estava a pensar no que escreveste mais adiante: no Freehand fazemos isto em 5 minutos. Mas não é importante saber primeiro as regras de como se faz para depois saber como fazer? Se calhar uma base de diferentes copos de vidro teria servido na altura, mas o que é certo é que se fazia com o objecto de "tortura". Pelo menos ficámos a saber que uma circunferência não é um "clic" numa janelinha. É uma linha curva fechada, com todos os pontos à mesma distância de um outro ponto interior denomiado "centro".

Rainha do Nada disse...

Outra coisa... Lembro-me perfeitamente de olhar para este logo e pensar: "eu era capaz de fazer aquilo com um compasso"...