domingo, julho 29, 2007

Contribuir para um planeta melhor

O Google na versão Blackle nasceu de um estudo feito por Mark Ontkush, que chegou à seguinte conclusão:
Um monitor ligado, se estiver todo branco, consome cerca de 74 watts, se estiver todo preto esse consumo é reduzido para 59 watts. Visto assim, 15 watts parece uma diferença irrelevante se pensarmos a coisa a nível global.
Mas imaginem se um site, cujo o número de visitas seja gigantesco como o Google, por exemplo, que é acedido por milhões de utilizadores, em todo o mundo e a toda a hora, mudasse a sua cor de fundo de branco para preto?
Ontkush fez os cálculos e chegou ao valor de cerca de 750 megawatts/hora por ano que seriam poupados, apenas com esta simples mudança.
O estudo parece não ter caído em saco roto e o Google, em resposta a isto, criou o Blackle, uma versão a negro do motor de busca mais famoso do mundo, exactamente com as mesmas funcionalidades do Google Clássico.
Agora só depende de nós, mudarmos as nossas homepages para o Blackle. Com esta mudança, o Google já poupou, até ao momento, 120.442.201 watts/hora.
Eu já mudei e assim, sempre contribuo com alguma coisa para o ambiente, já que ainda não ganhei outros hábitos mais amigos do ambiente como reciclar, por exemplo (apesar de já ter todas as lâmpadas económicas em casa).
Mais informações aqui.
P.S. - Fiquei contente por saber que o meu blog é, também, amigo do ambiente.

Sem comentários: