sexta-feira, dezembro 21, 2007

Apóstolo Santiago-Maior

"El Matador", Joana Vasconcelos - foto de João Serra

Ainda sobre este post, andei a investigar e descobri o seguinte:

Trata-se realmente de uma escultura da artista portuguesa Joana Vasconcelos e chama-se "El Matador". A obra foi encomendada pela Diocese de Beja (saúdo a coragem) no âmbito da exposição "No Caminho sob as Estrelas - Santiago e a peregrinação a Compostela" que esteve patente na Igreja Matriz de Santiago do Cacém até ao passado dia 30 de Novembro. Já não é possível ver a exposição, mas ficou o site para a posteridade - aqui.


Ora, vai daí, parece-me que a Câmara de Santiago, como uma das entidades organizadoras e aproveitando o sucesso desta exposição - a avaliar pelo número elevado de visitantes, ilustres e não só, que a ela compareceram - resolveu amortizar o investimento, utilizando a imagem da escultura da artista para as suas comunicações de Natal, para o cartaz de concertos e quem sabe mais o que poderá vir aí!
Será que foi , por parte do gabinete de comunicação da câmara, uma tentativa forçada de usar a imagem da escultura de Santiago 'reclassificando-a' como uma figura de um pseudo São José (ou um qualquer Rei Mago) do presépio?
Se assim foi, parece-me uma actuação um pouco infeliz por parte daquele organismo local... tipo: "Vamos aproveitar que a tipa está na moda, tiramos umas quantas fotos à peça e depois vamos usando para o que der."
Prefiro pensar que não.

1 comentário:

Paulo disse...

o El Matador é genial, como a maioria das coisas da Joana. Sinceramente, acho bem que amortizem o investimento! Se bem que o El Matador não tem muito a ver com a época, mas enfim.