terça-feira, dezembro 11, 2007

Celebrar a Natureza!

Enquanto procurava uma imagem para ilustrar o post anterior, deparei-me com a imagem curiosa desta borboleta. De início ainda pensei que fosse uma montagem ou um caso raro de um padrão aleatório ter aparecido, com esta forma, nas asas de uma borboleta normal.
Mas não, é mesmo uma borboleta específica de seu nome "Borboleta 88" (Diaethria clymena meridionalis - Bates, 1864) , curioso não?
Esta borboleta tem este nome devido ao desenho das asas, que parece repetir o número 88. Está em risco de extinção, devido à sua captura excessiva - é usada para montar painéis para vender a turistas. Encontram-se, entre outros locais, no Parque Nacional do Iguaçu (Brasil), são da família dos ninfalídios e podem ser azuis ou brancas.
A explicação para este padrão deve-se ao facto de alguns animais possuirem cores que lhes permitem misturar-se no meio envolvente dificultando, assim, a sua visualização por um predador. Esta borboleta usa esta ilusão óptica para desviar a atenção dos seus potenciais predadores: se não conseguirem identificar-me, não me atacam!
Boa táctica! A Natureza é mesmo prodigiosa.

1 comentário:

Isabela e Rafael disse...

Que linda, eu tive a sorte então de conseguir tirar uma foto dessa belezura na Cachoeira do Mendanha/Rio de Janeiro. Ah ela pousou em mim também =) Abraços