terça-feira, março 27, 2007

Férias

Boas Férias da Páscoa!
Desde que deixei de estudar que não sabia o que era isto - Férias da Páscoa!!!
Como estamos em época festiva, deixo-vos a conhecida imagem que explica a génese dos ovos da Páscoa:

eh eh eh

Apesar de só ter começado há duas semanas no novo sítio onde estou a trabalhar, já estou de férias!
Singularidades que acontecem somente a quem resolve abraçar, mesmo que por apenas 4 meses, a carreira de professor do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Só volto à escola dia 10 de Abril... até lá, a dúvida que se impõe:
O que raio vou eu fazer agora?

segunda-feira, março 26, 2007

Sublime

Quem me apresentou, pela primeira vez, esta obra foi o meu irmão mais velho (que acumula com a função de padrinho) - foi uma das muitas torneiras que ele abriu para que eu bebesse destas experiências que fazem parte obrigatória da vida, os chamados must do/see/listen. Nessa altura, tinha eu 14/15 anos, achei-a bonita, relaxante, perfeita!
Mais tarde reouvi-a numa cena fantástica do filme "Silêncio dos Inocentes", com um Hannibal Lecter a relaxar antes de, premeditadamente, assassinar friamente os guardas que lhe servem a refeição, na gaiola dourada onde está encarcerado.
Hoje em dia é uma obra que deixo, recorrentemente, a tocar aqui por casa - não, não faço intenções de matar alguém, sosseguem... por enquanto!
Ouço-a porque é simplesmente sublime, uma das peças mais perfeitas que o génio humano inventou (foi Bach, não Pachelbel), nesta interpretação de Glenn Gould que é "A Interpretação".
Enfim, ouçam uma pequena parte que vos deixo aqui, pelo próprio Glenn Gould, e vão entender o que digo.

quinta-feira, março 22, 2007

Filosofia Simpsoniana

Hoje usei umas das minhas séries de animação favoritas como resposta a alguém que estava algo inseguro com o seu trabalho (porque havia outros fulanos que eram espetaculares e tal e que ele ao pé deles se sentia um "zero").

Ontem num dos episódios dos Simpsons o Homer dizia ao Bart: "Quando eras pequeno eu dizia-te que nos devemos esforçar sempre e darmos o nosso melhor nas coisas em que nos metemos"... e continuou: "Agora que já tens 10 anos posso dizer-te que por mais que te esforces, que te dediques e por muito bom que sejas naquilo que fazes, haverá sempre, pelo menos, um milhão de pessoas a fazê-lo melhor que tu". O Bart, depois de ter pensado uns segundos sobre o conselho realista (mas nada encorajador) do pai, disse: "Então, nem vale a pena o esforço, se não consegues ser o melhor, nem te dês ao trabalho de tentar..."

A dedução do Bart é típica dele (de um mandrião) e de quem gosta de se resignar e não crescer enquanto pessoa, enquanto profissional e enquanto tudo e tudo e tudo! É claro que vale a pena o esforço e tentar sempre dar o nosso melhor.

Ok, lets face it, há tipos melhores que nós e... so what? Isso não significa que sejamos maus naquilo que fazemos... e depois, de certeza e seguindo a mesma linha de raciocínio, haverá também muito mais gente pior que nós! ;-)

Don't think it... you need to know it

Lindo, aliás, LINDA!

quarta-feira, março 21, 2007

It's all about the tests

Este site descreve a nossa personalidade através de uma selecção prévia que nos pede para fazer de algumas imagens.


sábado, março 17, 2007

Sentimento generalizado do dia

PÂNICO
Por não me sentir à altura da circunstância em que me coloquei...

quarta-feira, março 14, 2007

Crisálida

Esta semana deu início com uma boa nova!
Amanhã começa uma nova etapa na minha vida.
Saio da ESE e vou para a a EB 2,3 da Aranguês.
Começo a dar os primeiros passinhos como prof. do ensino básico.
Por agora nada de mais, apenas uma experiência de 4 meses, mas já dá para sentir o sabor.
Vou dando notícias de mais uma aventura por campos onde ainda não pisei.

quinta-feira, março 08, 2007

Testes inúteis revisitados - PARTE II e 1/2

Como o teste não permitia resposta múltipla fi-lo duas vezes - sim, eu sei, há coisas bem mais úteis onde perder o tempo, daí advem o título destes posts - na segunda volta respondi às outras opções que teria igualmente escolhido. Os resultados acabam por ser parecidos, com algumas alterações. Vejam:

"Teste de personalidade - Resultados
Como vê a vida... A floresta indica que vai até ao fim nas coisas que quer, sabe identificar os seus objetivos e conciliar as suas metas, porém é quieto, calmo e cauteloso.Todos os que o conhecem, o acham interessante e não se cansam de elogiar o seu ar misterioso, já que, por nada neste mundo, mostra de imediato seu verdadeiro eu. Sabe ser um bom ouvinte.
A pessoa dos seus Sonhos A escolha do espelho mostra que não acredita que "polos opostos se atraem", isto em relação ao amor, e que, só vai sossegar quando encontrar a sua alma gémea, ou seja, uma pessoa que tenha os mesmos ideais que você.Nada mais justo. Só que é bom olhar um pouco mais à volta, porque de repente a pessoa perfeita para si pode ser alguém para quem normalmente não olharia duas vezes.
Será que quer um compromisso sério?... Você não vê a hora de encontrar a pessoa certa, ou estando com alguém não tem problemas em se envolver.
Os limites da Paixão... A cascata revela que gosta de conquistar, esbanjar o seu charme e saber que as pessoas se apaixonam facilmente por si, mesmo que para si, perca logo a graça. Mas aparece sempre alguém novo, aliás, isso é muito natural.
Acerca do Futuro... Se viu a chave antiga, mostra que você tem garra e uma vontade ilimitada de aprender tudo o que puder e que vai atrás e luta pelos seus objetivos.
Quem é que não tem ambição? Ainda não conseguiu decifrar muito bem o que deseja para o amanhã . Enquanto isso, para não se desiludir, caso alguma coisa corra mal, prefere sonhar com o que vai fazer com o dinheiro todo que irá ganhar, quando ficar milionário.
Quando é que o sucesso chega? Entrar na casa é ter confiança em tudo o que faz, sabendo que existe sempre a possibilidade de errar ou acertar. Sendo assim, nada consegue atrapalhar o seu caminho.
Medo de... Através do mágico , você demonstra o receio que tem das situações que estão fora do seu controlo. No entanto, para aliviar tamanha tensão, procura a ajuda de um poderoso guia ou mestre e explicações sobrenaturais para os seus problemas pessoais.
O EU mais profundo... Ao escolher o jardim , provou que é maduro, honesto, sensível e dono de uma inteligência privilegiada. Não é a toa que todos confiam em si de olhos fechados."

Vou ponderar bem sobre os dois resultados, do mesmo teste, e escolher os resultados com que mais me identifico (ou será, melhor me convêm?)...

Testes inúteis revisitados - PARTE II

Teste de personalidade - Resultados
Como vê a vida... O campo de milho indica que você é brilhante, sociável, amável, brincalhão. Faz amigos com facilidade e raramente se sente sozinho. Aonde quer que vá, é sempre o centro das atenções e, por isso, sente-se feliz e diverte-se com uma certa facilidade.
A pessoa dos seus Sonhos Se escolheu a garrafa é ambicioso, inteligente, prático e quer um companheiro que o ajude e batalhe ao seu lado, mais do que, amor ou paixão, você procura companheirismo e um parceiro esperto, bem disposto e colaborador.Dos chamados moscas mortas, prefere manter distância.
Será que quer um compromisso sério?... Você não vê a hora de encontrar a pessoa certa, ou estando com alguém não tem problemas em se envolver.
Os limites da Paixão... O lago reflecte o seu desejo de querer ver-se livre de relacionamentos superficiais. Porém, só quando encontrar alguém muito especial, é que vai mergulhar de cabeça.
Acerca do Futuro... Se viu a chave antiga, mostra que você tem garra e uma vontade ilimitada de aprender tudo o que puder e que vai atrás e luta pelos seus objetivos.
Quem é que não tem ambição? Ainda não conseguiu decifrar muito bem o que deseja para o amanhã . Enquanto isso, para não se desiludir, caso alguma coisa corra mal, prefere sonhar com o que vai fazer com o dinheiro todo que irá ganhar, quando ficar milionário.
Quando é que o sucesso chega? Entrar na casa é ter confiança em tudo o que faz, sabendo que existe sempre a possibilidade de errar ou acertar. Sendo assim, nada consegue atrapalhar o seu caminho.
Medo de... O gnomo é o retrato de uma pessoa preocupada com que os outros vão pensar dela, como os outros vão reagir se disser ou fizer coisas que elas não gostam ou não aprovam. Afinal para quê tanto medo de não ser aceite?
O EU mais profundo... Ao escolher o jardim , provou que é maduro, honesto, sensível e dono de uma inteligência privilegiada. Não é a toa que todos confiam em si de olhos fechados."

"Conhece-te a ti mesmo" - já dizia o outro! (não me refiro ao actual primeiro ministro de Portugal)

Testes inúteis revisitados - PARTE I

"Your past life diagnosis

I don't know how you feel about it, but you were male in your last earthly incarnation.You were born somewhere in the territory of modern USA North-Center around the year 1375. Your profession was that of a preacher, publisher or writer of ancient inscriptions.

Your brief psychological profile in your past life:Artistic personality, always transforming the ugly into the beautiful, gray into bright colors. You would find an opportunity of creative self-expression in any situation.

The lesson that your last past life brought to your present incarnation:Your main lesson is to develop magnanimity and a feeling of brotherhood. Try to become less adhered to material property and learn to take only as much, as you can give back.

Do you remember now?"

Ya ya ya! Lembro-me como se fosse 1375!

quarta-feira, março 07, 2007

O Clássico revisitado

Uma versão engraçada sobre o clássico dos marretas que postei há pouco.

Muito giro também!

Um clássico


Por mais vezes que veja, adoro este sketch dos saudosos marretas!
Vale a pena a espera pelo download do vídeo.
Mah na Mah na!

sexta-feira, março 02, 2007

Amor de pedra polida

(fotos: Enrico Pajello/Handout/Reuters)
Hoje deparei-me com uma fotografia de dois esqueletos enterrados abraçados. Achei tetricamente belo e depois resolvi investigar.
Encontrei a seguinte notícia:
«ROMA (Reuters) - Pode chamar de abraço eterno. Arqueólogos na Itália descobriram um casal enterrado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, se abraçando.
"É um caso extraordinário", disse Elena Menotti, que liderou a equipe nas escavações perto da cidade de Mantova, norte do país.
"Já não há notícias de sepultamentos duplos do período neolítico, muito menos (com os esqueletos) envolvidos num abraço."
Menotti disse acreditar que os dois, quase certamente um homem e uma mulher, embora ainda não tenha sido confirmado, morreram jovens, porque suas arcadas dentárias estavam quase inteiramente intactas e não estavam gastas.

O casal foi descoberto na segunda-feira, quando operários trabalhavam na construção de uma fábrica nos arredores de Mântua. Junto do casal, os arqueólogos também encontraram ferramentas de pedra, pontas de flecha e uma faca, disse Menotti.
"Devo dizer que quando nós os descobrimos, ficamos muito entusiasmados. Tenho este emprego há 25 anos. Fiz escavações em Pompéia, todos os sítios famosos", disse ela a Reuters.
"Mas eu nunca fiquei tão comovida assim, porque esta é a descoberta de algo especial".
Um laboratório tentará determinar a idade do casal à época da morte e há quanto tempo estão enterrados.»

O achado foi feito a 6 de Fevereiro, numa zona rural na cidade italiana de Mantova, a cerca de 40 Km da famosa Verona e já se tecem teorias à volta de um hipotético romance tipo "Romeu e Julieta do Neolítico" - como muitos agora denominam os dois esqueletos.
No final, depois de passarem pelos inúmeros testes que tentarão descobir os sexos e a idade mais precisa dos esqueletos - mais surpresas e algumas explicações poderão surgir - eles serão transportados para o Museu Arqueológico de Mantua onde poderão ser vistos por todos.
Li noutro sítio que, como presente de São Valentim para os italianos, os arqueólogos tomaram a decisão de não separar os esqueletos ao fazerem o seu levantamento, para que o abraço se mantenha eterno - deve ser uma equipa cheia de românticos, mas o gesto foi bonito!
Cá para estes lados continuo maravilhado com a imagem, a imaginar o que terá sido e que histórias poderá contar aquele abraço.
Na volta, estavam em processo litigioso de divórcio e, qual "War of the Roses", acabaram os seus dias a apertar o pescoço uma ao outro!

quinta-feira, março 01, 2007

Sushi!!!

Hoje depois de um dia cinzento, fui até à civilização e estive com a minha faroleira.
Gostei de ter estado contigo, muito!
Acompanhado pela boa comida do nosso jantar.
Temos que repetir estes encontros mais vezes, antes de te agrilhoares de vez :-)
Beijos