segunda-feira, janeiro 14, 2008

Generosidade e Preconceito

Estava a ver esta curta metragem, de coração enternecido, com esta mensagem sobre o maravilhoso efeito, nos outros e em nós, do altruísmo da partilha quando tocam à campainha aqui da empresa. Subi as escadas e fui abrir a porta.
Dois homens, com não tão bom aspecto e um molho de calendários de parede na mão. Olho para a mão de um deles, o que segura nos calendários. Tem aquela tatuagem dos quatro pontos com um no meio, normalmente usada por aqueles que estiveram presos.
- Ex-recluso, talvez ex-tóxico... e estão a pedir - penso eu, mal ouço o que "o dos 5 pontos" me diz... - Somos de uma associação...blá, blá, blá - continuo a divagar enquanto ele fala, mil observações percorrem a minha cabeça, tem a pele e os dentes em mau estado, é baixinho e entroncado, faz-me lembrar aquelas pessoas do campo, com a cara talhada pelo frio, tem uns olhos pequeninos, fundos, de um azul fantástico, mas tristes. O outro é gordo, meio careca e com bigode, não diz nada, mal olho para ele...
O primeiro acabou de falar, não percebi nada porque não estava com atenção, tenho um calendário nas mãos e estão a pedir-me dinheiro, uma quantia simbólica para ajudar a tal da associação a que pertencem...
- Não tenho nada, peço desculpa!
- Não tem problema, pedimos desculpa pelo incómodo, muito obrigado e bom ano - disse "o dos 5 pontos" e seguem para as portas do lado.
- Obrigado eu e igualmente, com licença. - fecho a porta e desço as escadas - Que chatos! E eu a pensar que podia ser um cliente!
Volto para o filme que estava a ver... de repente, parece que levo uma cacetada na cabeça... então enterneces-te com a mensagem deste filme que tens à tua frente e acabas de fazer uma coisa destas? Que hipócrita, és ridículo!... Fico com vergonha de mim mesmo, vou à carteira, tiro duas moedas, "pode ser que ainda os apanhe", subo as escadas, abro a porta, já estão a sair da rua.
-Se faz favor! - chamo-os, com algum embaraço - Afinal tinha aqui umas moedas, dê-me lá um calendário.
Vêm os dois, "o dos 5 pontos", de novo, recebe o dinheiro, passa-me o calendário com um sorriso e depois agradece - Muito obrigado, aqui tem! Bom dia, tudo de bom, muita sorte e um bom ano mais uma vez. - se ele soubesse o processo que ocorreu na minha cabeça desde que lhes abri a porta pela primeira vez, tinha-me era chamado nomes feios!
Tenho o calendário aqui ao meu lado, não vou fazer nada com isto... é medonho, que layout tão mau (não lhe chamo mau design, porque isso não existe, ao ser mau, deixa de ser design e é outra coisa qualquer). Leio: Associação BETEL Portugal - Centro Gratuito de Ajuda ao Toxicodependente (www.betel.org). Penso: pode ser que sirva para alguma coisa...

Sinto menos vergonha de mim agora.

6 comentários:

Paulo disse...

acho que fizeste bem em mudar de ideia. nem sempre alinho com esse tipo de ajuda, mas concordo que uma pequena ajuda pode ser importante para ajudar gente a sair da exclusão. mas tenho por hábito duvidar...
um abraço

Anónimo disse...

Só agora li o teu blogue de ontem, e fiquei muito sensibilizada com a tua atitude,principalmente vinda de ti!Conhecendo-te como te conheço sei bem o quanto não gostas de DAR,muito menos para certas CAUSAS, que muitas vezes se servem da desgraça de muitos, para (encherem?)os bolsos de algumas pessoas menos com poucos, ou nenhuns escrupúlos!
Mas agiste com os teus sentimentos,embora á posterior,mas veio ao de cima o que é mais forte,e mais maravilhoso o que existe dentro de ti.
Eu tambem não costumpo ajudar esse Tipo de CAUSAS,porque infelizmente conheci o funcionamento de algumas delas há alguns anos atraz.
Desejo que agora essas Instituições ajudem mesmo a reabilitar as pessoas que delas necessitam, mesmo tendo ficado REVOLTADA,por não ter conseguido SALVAR,quem muito continuo a amar,faço votos que todos que procuram a juda se libertem de todo o mal onde estão inseridos!!!
Porque sei,quero acreditar que essa pessoa que eu amo,onde quer que se encontre,fica satisfeito por ajudar-mos quem como ele pedia AJUDA!!!
BEM HAJAS
Por teres deixado vir ao de cima todos os sentimentos maravilhosos que tens,mas tentas esconder dos outros, e de ti próprio!

Graphic_Diary disse...

Eu não me tinha por conta de ser uma pessoa egoísta, mas começo a duvidar... já começa a haver muita gente a achar que sim, por isso eu é que não devo estar a vêr a coisa como ela realmente é. Tenho de rever e trabalhar esse lado menos bom de mim, pelos vistos.
Por razões muito próximas e pessoais, não tenho por hábito compactuar com este tipo de causas...
Desta vez abri a excepção, provavelmente muito por causa da circunstância em que me encontrava no exacto momento em que bateram à porta. Sorte a deles!

Anónimo disse...

Sorte a deles e sorte a tua!
Pois deixáste vir ao de cima o que realmente tens de muito bom ,que por vezes escondes,para te protegeres de tanta madaldade que este mundo tem,e protégeste com a carapaça,qual animal que se quer proteger dos Predadores!!!
Mas eu conheço bem o teu interior lindo e maravilhoso,tal como o teu exterior,e todos que te conhecemos e amamos,sabemos bem a pessoa linda,maravilhosa,educada que tu és!!!

Graphic_Diary disse...

Palavras de mãe não contam!
Beijinhos e obrigado por me teres em tão boa consideração... afinal, deves ter contribuido em alguma coisa para isso, nem que seja, em última instância, por me teres dado a vida.
Beijo
P.S:Cafézinho logo?

Anónimo disse...

oh,seu mal agradecido!

"Nem que seja em ultima instância,por te ter dado a vida!"

Axas que foi só isso que fiz por ti?
Quem te deu o SER? ( embora o teu pai tenha contribuido um pouco para tal )mas isso para os homens é um acto banal!!!
Quem te gerou com amor,carinho e cuidados especias,durante os nove meses que te trouxe no ventre?Quem fez tudo sózinha,para tu e os teus manos mais novos,sempre tivessem o esssencial a uma vida sã,a educação,enfim tudo o que vos podia dar, e muitas vezes mais do que podia DAR!
Para que não sentissem a diferença das outras crianças das vossas idades,o que vos dei,e dou, (AMOR INCONDICIONAL )
Estive,e estarei sempre a vosso lado,nos momentos que mais necessitaram, e venham a necessitar de mim? Mas faço VOTOS para que não necessitem de mim!!!É muito BOM SINAL!!!
Não é cobrar NADA de NADA!!!
É apenas a realidade do que é o amor de mãe,que no meu caso funcionou, e continuará sempre a funcionar a duplicar,para que tu,e os teus manos todos,sejam tão amados por mim,( para que não sintam? )a falta do amor de um pai,que no vosso caso apenas o foi de nome!( Actualmente chama-se a isso " Dador", e mais não digo!!!
Agora digo-te como naquelas mensagens muito aborrecidas ( como esta )faz o que mais desejares,ou publicas!!!Ou apagas!!!
Garanto-te que não vais ter nenhum AZAR,PERDERES ALGO,ou etc etc.Seja qual SEJA a tua decisão!!!
Milhôes de beijinhos da tua
Melga
UMA CHAMADA DE ATENÇÂO ,Conheço um pouco o trabalho da BETEL,é uma das instituições que muito ajudam os desprotegidos a nivel mundial!!!