sexta-feira, março 21, 2008

Primavera, Páscoa, Árvore, Sono, Poesia e Teatro

Uma árvore, um amigo (para ouvir a música, é aqui)

Há dias assim, em que se festeja tudo e mais alguma coisa! Hoje além de Sexta-feira Santa, comemora-se o início da Primavera (o equinócio foi a 20), o dia Mundial da Poesia e o dia Universal do Teatro (ambos pela UNESCO), o dia Mundial do Sono (pela OMS), o dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Mundial da Árvore - este último é o dia que me lembro de mais festejar na infância, nas várias actividades escolares que se faziam ao som da musiquinha de 1984 com interpretação de Joel Branco (a ouvir no link lá em cima).

O mais interessante, apesar de não ter tido tempo nem pachorra para verificar a veracidade da coisa, são estes factos recebidos via email:

A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta data da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano. Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
  1. A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 deMarço) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoafoi assim cedo foi em 1913.
  2. Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, seráno ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Marçofoi em 1818.Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa maiscedo do que a deste ano.

1 comentário:

pinguim disse...

Eu também recebi esse mail e descobri uma "coisa engraçada" a meu respeito...
Abraços.