quinta-feira, junho 19, 2008

Day 170

Hoje de manhã, no café, calhou-me este:
Um dia? Esse dia já chegou!

"Bastam 20 minutos sem fumar para que a tensão arterial desça, mas são precisas pelo menos 24 horas sem tabaco para que o risco de enfarte diminua, revelam dados da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Para sentir uma diminuição na tosse e no cansaço, quem deixa de fumar tem de esperar entre um e nove meses e um pouco mais, cerca de 12 meses, para reduzir para metade o risco de contrair doença coronária. No entanto, só 10 a 15 anos depois é que o risco de ter doenças do coração fica igual ao de um não fumador. Para reduzir para um terço o risco de enfarte e de morte é necessário passar um ano e esse risco só fica equivalente a um não fumador após três ou quatro anos. Para se alcançar uma diminuição de 50 por cento do risco de acidente vascular cerebral é necessário que passem cinco anos depois de abandonado o vício do tabaco. Os dados referentes aos benefícios da cessação tabágica indicam ainda que só depois de 10 anos sem fumar é que se consegue diminuir o risco de cancro do pulmão, mas que, por mais tempo que passe, nunca fica igual ao de um não fumador." - Fonte: DN Online

6 comentários:

pinguim disse...

Para mim, chegou há cinco anos e ainda bem...

Arsène Lupin disse...

Eu já deixei! 1 mês e qualquer coisa.
Sem talões, cartões nem complicações.
É verdade que TODOS os dias me apetece, e salvo raríssimas excepções tenho resistido.
Afinal num mês 2 cigarros não são nada.
Certo?

Mimulus disse...

Oie! Eu ainda não larguei o danado :( . Mas fico feliz por ti.
Preciso de uma caixa desse adoçante/açúcar aqui.
Vou encomendar pra ti.
Beijocas

zeh disse...

E há 170 dias tornaste-te consumidor ávido de pastilhas elásticas? ;)

Graphic_Diary disse...

#Pinguim
Já só faltam mais 10 anos para eliminares todos os factores de risco então!
Um abraço

#Arsène
Parabéns pela batalha a seco, sem ajudas.
Eu só lá fui com rede, mas deu resultado e é o que interessa!
P.S. - Temos de falar porque andas a sonegar-me muita informação acerca da tua vida, seu cão!

#Mimulus
Se não largou, está na hora amiga! Larga esse veneno.
Eu vou ver se consigo encontrar um lote desses pacotes de açucar para te enviar. Prometo!
Um beijo grande

#Zeh
Nada disso! Aumentei o consumo de fruta, se bem que inicialmente recorri a gomas,aperitivos e outros desastres alimentares que tais.
Depois as pastilhas elásticas fazem mal ao estômago por originarem movimentos peristálticos sem termos nada no sistema digestivo, provocando úlceras, por exemplo. Muito perigoso!!!
:)

Paulo disse...

engraçado, já podes dizer que já passaste esse dia e que te tens portado muito bem!