domingo, julho 05, 2009

Jesus e o sistema educativo na Judeia...

Regresso aqui numa rapidinha para deixar uma pérola que recebi outro dia por mail e agora dedico aos meus amigos professores:

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo - Em verdade vos digo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
Pedro interrompeu - Temos que aprender isso de cor?
André disse - Temos que copiá-lo para o papiro?
Simão perguntou - Vamos ter teste sobre isso?
Tiago, o Menor queixou-se - O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!
Tiago, o Maior gritou - Cala-te queixinhas!
Filipe lamentou-se - Esqueci-me do papiro-diário.
Bartolomeu quis saber - Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão - Posso ir à casa de banho?
Judas Iscariotes exclamou(Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre) - Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se - Há fórmulas? Vamos resolver problemas?
Judas Tadeu reclamou - Podemos ao menos usar o ábaco?
Mateus queixou-se - Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo - Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste
actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus - Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva!

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

3 comentários:

pinguim disse...

Valeu bem a pena este "come back"...
Nem que seja só com "rapidinhas" destas (genial), volta sempre...
Abraço.

F3lixP disse...

E só Jesus pode valer aos professores portugueses! lol

SENHORADOSADO disse...

Valeu a pena ler tudo pois está imperdivel!
E... muito ACTUAL!!!
Eu aguentei mais 30 anos do que Jesus ;)