terça-feira, maio 26, 2009

Still OFFF'09

CPLUV, num simples post, fez o resumo daquilo que foi o OFFF este ano em Oeiras.
Aos interessados por grafismo, design, motion e coisas do género e que não estiveram presentes, é fazerem o favor de seguir este link.

segunda-feira, maio 25, 2009

My days nowadays

domingo, maio 24, 2009

Social Networking

"Against the Machine" para o The New York Times por Jennifer Daniel, via swissmiss

Nunca como agora existiram tantos meios diferentes e acessíveis para comunicarmos uns com os outros e nunca como agora o Homem está cada vez mais só, isolado, quer seja por imposições alheias, ou porque ele próprio se exclui de uma vida social real em detrimento de uma 'vida' ligada ao mundo virtual/digital.
É assim que facilmente temos 37 mil "amigos" no Facebook (ou outra rede qualquer a que pertençamos), teclamos com pessoas que vivem nos antípodas da nossa localização geográfica, contudo não temos ninguém para ir connosco tomar um café do outro lado da rua e trocar dois dedos de conversa.

ADENDA
Enquanto escrevia este post ouvia no rádio que hoje, nem a propósito, é celebrado pela igreja católica o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Como sou mocito curioso, quem por aqui passa sabe-o, fui indagar o que era isso do Dia Mundial das CS e dei de caras com a mensagem do Papa Bento XVI escolhida para esta celebração, neste ano, sob o título "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.". Quem me conhece sabe também que sou muito pouco dado a catolicismos (ou qualquer religião que seja), mas o meu espírito curioso leva sempre a melhor nestas coisas e li a mensagem. Foi muito curioso (e estranho) perceber que, de uma maneira muito mais extensa, a mensagem do Santo Padre vai ao encontro do meu primeiro parágrafo deste post. Quem tiver paciência, leia aqui uma versão resumida e aqui a versão completa da mensagem. Catolicismos à parte, não deixa de ser uma mensagem interessante!

sábado, maio 23, 2009

Um trilião de $ USD

Nas minhas leituras pela net dei de caras com um artigo que fala sobre as decisões do G-20, numa das suas últimas cimeiras, para relançar a economia mundial, arrumar os bancos, aumentar as trocas comerciais e salvar-nos a todos, leia-se os tipos muito ricos, desta crise que nunca mais se vai embora. O pacote de medidas comporta a criação de novos fundos no valor total de um trilião de dólares... existe alguém no mundo que consiga visualizar essa astronómica quantia de dinheiro? Se sim, dou-lhe desde já os meus parabéns!
Mas como eu faço parte daqueles que tão pouco conseguem visualizar os 'trocos' do Euromilhões, quanto mais uma soma destas, do tal artigo saltei para este outro que me deu uma ajudazinha. Apresenta uma lista de coisas que se podem fazer com um trilião de dólares. Ora aqui vai:
  • Para todos os habitantes dos países em desenvolvimento:
  • Educação básica para todos os países em desenvolvimento: $6 biliões (um bilião de dólares é o equivalente ao nosso milhar de milhão; um trilião será um milhão de milhão)
  • Água e saneamento: $9 biliões
  • Saúde reprodutiva para todas as mulheres: $12 biliões
  • Saúde básica e nutrição: $13 biliões
  • Duplicar os fundos para a pesquisa do Cancro, disponibilizar tratamento a todos os americanos com diabetes ou doenças cardíacas, criar uma campanha global para salvar a vida de milhões de crianças e poder sustentar estes programas, no mínimo, por uma década;
  • Manter uma corpo de paz para pôr fim aos genocídios no Darfur;
  • Construir 5,7 milhões de casas na zona de Nova Orleãs destruída pelo furacão Katrina;
  • Comprar todo o stock americano de bacon para os próximos 500 anos;
  • Ser proprietário do seu próprio programa espacial, com um orçamento anual de 20 mil milhões de USD e mantê-lo por 50 anos. (o orçamento actual da NASA é de 18 mil milhões de USD);
  • Dividindo o dinheiro por todos os americanos, homens, mulheres e crianças, cada um receberia 3300$ (quem é que faria uma parvoíce destas?);
  • Comprar todas as equipas desportivas do planeta.

A imagem que se segue dá-nos uma ajuda mais concreta do volume ocupado por doze zeros à esquerda de um um, em notas de cem dólares (100!! nem são notas de 1$). No canto inferior esquerdo podemos ver uma figurinha humana e o resto é relacionar.


O autor explica aqui como chegou a esta imagem impressionante.

E vocês, o que fariam com um trilião de dólares? Aceitam-se ideias!

quinta-feira, maio 21, 2009

Em tempos de crise

Ainda a propósito de empregos de sonho, realização profissional, et cætera e tal, aqui vai mais um vídeo recebido hoje via mail e, felizmente, disponível no youtube para partilha:

Uma ideia a reter para quando estamos a praguejar contra aquilo que nos calhou como trabalho. É um lugar comum, longe de apaziguar uma alminha mais inconformada, mas a verdade é que há sempre alguém em pior situação que nós para nos servir de consolo...
Há piores, ou como se diz em inglês (hilariantemente apropriado neste caso) up yours!

quarta-feira, maio 20, 2009

Dream Job

É mesmo assim, há trabalhos e trabalhos! Cada um tem aquele que merece (ou que procura).

terça-feira, maio 19, 2009

in what?

segunda-feira, maio 18, 2009

God's fan club

via ffffound

domingo, maio 17, 2009

Daily Digest

Imagens compostas só por Typefaces (tipos de letra, fontes) sempre me cativaram e se todas as letrinhas juntas fizerem sentido numa frase inspiradora, melhor ainda! Ao longo dos anos, nestas minhas andanças por blogs, fui encontrado muitas dessas imagens com frases inspiradoras que armazeno. Hoje, quando vi o peso dessa pasta no meu computador realizei que está mais que na altura de começar a partilhá-las.
Por isso nasce agora, aqui no meu espacinho bloguista que ultimamente tem estado largado às moscas, esta nova entrada denominada "Daily Digest". Assim também é maneira que mato dois coelhos com um só cajado: partilho as imagens/mensagens que me têm cativado e, ao mesmo tempo, afasto as moscas mantendo as coisas com um pouco mais de vida por aqui.
Tentarei colocar uma delas por dia. Como já são alguns anos a coleccionar estas imagens, muitas das suas fontes já as esqueci (a maior parte delas tem origem neste excelente repositório de imagens que é o projecto de image bookmarking FFFFOUND!), pelo que se as colocar sem indicar a sua origem, não levem a mal, nem me coloquem um processo de direitos de autor em cima!
E com menos conversa já tinha colocado a imagem. Ora então aqui vai a primeira de muitas que se seguirão:

sexta-feira, maio 15, 2009

Ouve lá, meu!

Recebi esta pérola via mail. Já ri sem parar!
Quando se fala da eterna luta entre cães e gatos, podemos encontrar uma lista enorme de vídeos na net que comprovam que a coisa nem sempre é assim. Como em tudo na vida, existem sempre inúmeras excepções que confirmam a regra: ele é gatos a dormir ao colo de cães, cães a lamber orelhas a gatos, gatos e cães a comer da mesma tijela, a partilharem brinquedos e brincadeiras, enfim, you name it!
Contudo, neste vídeo em particular, a coisa parecia estar a correr bem para estes dois amiguinhos de quatro patas até que um deles resolveu meter a língua em seara alheia... atentem as reacções de ambos, mesmo na parte final do vídeo. Hilariante!
Vejam só:

quarta-feira, maio 13, 2009

Inspirador (2.ª parte)


"Keeping a diary supports personal development"

É uma das frases que retive na conferência do designer Stefan Sagmeister no Offf'09.
Podem ver o que resultou desta frase, no site do seu projecto pessoal que acabou por se transformar em inúmeras instalações artísticas espalhadas por todo o mundo e, por fim, no livro: “Things I have Learned in my Life so Far”.
Não deixem de ver o site, que já conta com a contribuição de muitas pessoas (todos podem participar!), e que é uma fonte de inspiração fantástica para a vida.

segunda-feira, maio 11, 2009

Quem fala assim...

... não é gago ou já foi despedido!

P.S. - queria dois destes (ou meia dúzia) para Portugal fáxavor! Podem vir mesmo assim, não é preciso embrulhar...

domingo, maio 10, 2009

Inspirador

De todas apresentações do OFFF, a do designer austríaco (a viver e trabalhar na Big Apple) Stefan Sagmeister era sem dúvida a que mais me interessava. Foi preciso aguentar muito, aconteceu mesmo só no último dia do festival e bem no final, mas valeu a pena. Ouvi-lo foi inspirador e uma honra!
Apareceu de calças de ganga e de vestido preto com bolinhas brancas e a partir daí foi sempre a subir o interesse. Infelizmente pouco se encontra na internet sobre a sua apresentação "Things I have learned in my life so far" (um cheirinho aqui), da qual resultou também um livro com o mesmo nome e igualmente inspirador e publicado no início deste ano (aqui) - mais um ítem a juntar à minha wishlist.

sexta-feira, maio 08, 2009

Joshua Davis

Joshua David foi, para mim, sem dúvida a melhor apresentação (até agora) em dois dias de Offf. Awesome!
Para quem não conhece o designer/programador/tecnólogo/skater/orador exímio/maluco do caraças Joshua Davis e o seu trabalho, pode fazê-lo aqui, aqui e aqui.

quarta-feira, maio 06, 2009

This isn't flying, this is falling with style

Durante os próximos 3 dias estarei na maior concentração de malas a tiracolo por m2 do país.
Sob o tema "This isn't flying, this is falling with style", o festival OFFF arranca este ano pela segunda vez em Portugal, desta feita em Oeiras. Mais info aqui.

terça-feira, maio 05, 2009

Valia a pena pensar nisto...

"90 people get the Swine Flu and everybody wants to wear a mask. A million people have AIDS and no one wants to wear a condom."

Dois mails que recebi em separado e que resolvi juntar num só, ilustrativos da paranóia dos últimos dias. Às vezes basta-nos relativizar as coisas para as descomplicar e perceber que ainda não é desta que vem aí o fim do mundo!