domingo, setembro 19, 2010

Facebook: It's free, and always will be.

Uma nota que escrevi no Facebook e partilho aqui:

"Fala-se tanto da liberdade que nos é permitida a todos através do boom da internet, especificamente, das redes sociais, e acabo de constatar, uma vez mais, que é tudo uma grande treta.
Tentei publicar na minha página do FB uma informação que achei interessante. Deu-me erro à primeira, à segunda e à terceira vez. De cada vez que carregava no botão "Publicar" recebia uma mensagem automática do Facebook. Essa mensagem informava-me que o que pretendia partilhar estava marcado como "abusivo" ou "spam".
Que informação era essa?
Um simples link que demonstrava algumas das muitas debilidades do sistema de privacidade do Facebook...
Depois, porque uns links levam sempre a outros, encontrei mais histórias que correm sobre o principal fundador e CEO do FB. Essa informação dizia respeito a algumas declarações proferidas pelo fundador do FB onde percebemos claramente qual a sua visão estratégica face à política de privacidade dos utilizadores deste colosso social - onde todos nós (eu incluso) mergulhámos de cabeça, sem sequer nos perguntarmos bem como e porquê. Considerações metafíscas aparte, quando tentei novamente partilhar essa informação por aqui, imaginem o que aconteceu... fácil de concluir, não é?
Cereja no topo do bolo:
No final de cada uma das mensagens recebidas pode ler-se um simpático e politicamente correcto "Let us know if you think this is an error". Cínicos!


O filme sobre o Facebook está aí, nas salas de cinema, no final do ano - veremos até que ponto os autores conseguiram reproduzir a verdade dos acontecimentos.

Entretanto, para quem quiser saber mais alguma coisa, existe também este livro: The Facebook Effect (google it!)

Apesar de ter cada vez mais dúvidas em relação a isso, não é desta que acabo com a minha conta aqui. Gosto do que o FB faz por mim e ainda aprecio o tempo que aqui passo para fazer já uma coisa dessas.
Uma dica que deixo sempre, a quem me fala sobre a questão de falta de privacidade que existe no FB, é a de que podem sempre (e devem!) configurar todos os items controláveis do seu perfil. Para quem quiser configurar, rápida e facilmente, a privacidade do seu perfil aqui vai um link bastante útil - em inglês. A ver se deixam publicá-lo!"

domingo, setembro 12, 2010

Shoebox full of family memories

Tarefa de fim de fim-de-semana.

sexta-feira, setembro 10, 2010

new look for this season